top of page
  • ionsmedads

O sono do seu filho é agitado? Ele demora para dormir? Ele dorme pouco? Ele acorda várias vezes?

Atualizado: 13 de jun. de 2022




Artigo publicado, em revista científica [Overview of Sleep and Sleep Disorders in Infancy and Childhood Pediatr Ann. 2017;46(4):e133-e138.] sobre o sono e seus transtornos na faixa etária pediátrica, mostra que a qualidade de sono impacta a saúde e afeta vários aspectos do desenvolvimento da criança. Condições como a hipertrofia da adenoide podem comprometer a fase profunda do sono e impedir a produção adequada de hormônio do crescimento, levando à uma baixa estatura final.


A baixa qualidade do sono (poucas horas de sono ou sono interrompido) tem sido associada a transtornos neurocognitivos e comportamentais, incluindo transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), outros distúrbios psiquiátricos, além de menores índices de QI (Quociente intelectual).


Existem várias condições que podem comprometer o sono do seu filho: apneia obstrutiva, apneia central, catatrenia, insônia, parassonias (sonambulismo, terror noturno, pesadelo), distúrbios de movimentos (síndrome das pernas inquietas), epilepsia (especialmente a epilepsia frontal noturna), hipersonolência (decorrente de condições como narcolepsia, síndrome de Kleine Levin, Hipersonia idiopática).


O sono é uma parte importante para o desenvolvimento fisiológico, emocional e neurocognitivo da criança. Portanto, se o seu filho apresenta problemas para dormir, procure um especialista para uma adequada avaliação.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page