• ionsmedads

Você sofre de dor de cabeça?

Atualizado: 13 de jun.






Você sabia que a cefaleia ou “dor de cabeça” é uma das queixas mais frequentes na prática médica, que existem mais de 200 diferentes tipos e que acontece tanto em crianças quanto em adultos? Você sabia que o Harry Potter sofria com episódios de enxaqueca, o que motivou a análise de pesquisadores ingleses? (Harry Potter and the curse of headache. Headache. 2007 Jun;47(6):911-6)


A dor de cabeça pode ser primária como no caso da enxaqueca, mas pode ser motivada por causas diversas como por exemplo: infecções bacterianas ou virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes), certos tipos de alimentação, medicamentos, problemas articulares, acidente vascular e tumores cerebrais.


Dentre as cefaleias primárias, as mais comuns são a enxaqueca e a cefaleia tensional. A enxaqueca, de caráter recorrente, do tipo pulsátil, de intensidade crescente, às vezes é precedida por alterações visuais transitórias (escurecimento, diminuição parcial ou total da acuidade visual), pode ser acompanhada de náuseas, vômitos ou mesmo queixas sensitivas como a dormência em algumas partes do corpo. A cefaleia tensional caracteriza-se por dor em aperto, principalmente nos músculos da nuca, e de intensidade leve a moderada.


Se você tem dor de cabeça, recorrente ou muito intensa é importante que procure um médico habilitado. A avaliação consiste na realização de um exame clínico criterioso, chamado exame cefaliátrico.


Marque sua consulta! Se preferir, agende conosco.

20 visualizações0 comentário