Crianças com doenças neurológicas estão predispostas a um maior comprometimento da saúde bucal, devido a múltiplos fatores que incluem: deficiência intelectual, transtornos da linguagem, distúrbios oro mastigatórios e transtornos comportamentais.
Estas crianças têm risco aumentado para cárie, doença periodontal, bruxismo, desgaste e fratura dos dentes, disfunção da articulação têmporo-mandibular, dentre outros.
Crianças com epilepsia são propensas a trauma dentário e ao crescimento exagerado da gengiva devido ao uso crônico de medicações anti-crise, que também propiciam o aparecimento de cárie por conterem açúcar em suas composições. Além disso, estas medicações podem facilitar a perda óssea alveolar por interferirem no metabolismo do cálcio.
Pessoas com doenças musculares possuem mobilidade limitada e, frequentemente, têm fraqueza na musculatura facial e da deglutição, má oclusão dentária e dificuldade para se alimentar. Pacientes com neuropatia podem apresentar automutilação com lesão recorrente da mucosa oral.
Crianças com deficiência intelectual, distúrbios comportamentais e paralisia cerebral são, muitas vezes, dependentes de terceiros para realização de higiene oral adequada. A negligência dos cuidadores pode comprometer a saúde bucal destes pacientes.
Portanto, a avaliação e o acompanhamento regular com o dentista devem ser constantes. A Clínica Odonto Sul é parceira do IONS e oferece atendimento altamente especializado a estes pacientes.
Comments