top of page
  • Ions Med

Quando consultar um Neurocirurgião?




Na alvorada do século XX, os problemas relacionados à neurotraumatologia e os abscessos cerebrais eram da alçada dos cirurgiões gerais. A neurocirurgia no Brasil, principiou com José Ribe Portugal, no Rio de Janeiro e Elyseu Paglioli em terras gaúchas, mas foi o professor Antônio Austregésilo quem decidiu criar um departamento de neurocirurgia na cadeira da qual era titular. Assim, nasceu e se expandiu a especialidade no Brasil. (Histórias da Neurologia e outras- Neurologia Pingos & Respingos. Péricles A Maranhão Filho, Álvaro de Lima Costa).


Hoje, existem no país, pelo menos 4000 neurocirurgiões, mas que correspondem a menos de 1% de todos os médicos. É uma das especialidades de maior prestígio, porém uma das áreas mais desafiadoras, não apenas por ser uma das mais disputadas no programa de residência médica, mas também por toda a complexidade e a exigência de atualização constante, implicada no exercício profissional.

A Neurocirurgia é uma área afim da Neurologia, mas que trata de doenças diferentes. O foco da Neurocirurgia é a avaliação, acompanhamento, tratamento e, eventualmente cirurgia, de doenças que tem potencial cirúrgico. O neurocirurgião atua no manejo de doenças ósseas relacionadas ao crânio ou à coluna vertebral, assim como nas alterações relacionadas ao cérebro, cerebelo, vasos intracranianos ou nas estruturas localizadas no pescoço que levam sangue para o cérebro (artérias carótidas e vertebrais), além da medula espinhal e nervos.


Dentro do escopo da Neurocirurgia estão doenças como: Tumores, Hidrocefalia, Aneurismas, Obstrução arterial, Malformações, Compressões nervosas, como na “dor ciática”, por exemplo.


Aqui no IONS, temos um Neurocirurgião, altamente qualificado e à disposição para avaliar o seu caso!



Dr. Fábio Simões Fernandes

Neurocirurgião. CRM DF 13592

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page