top of page
  • ionsmedads

“Isso me dá – tique, tique nervoso”


Os tiques são movimentos breves, súbitos, rápidos, intermitentes e podem ser motores ou vocais e ocorrer de forma repetitiva ou estereotipada e ser controlados pela vontade.


Podem se manifestar como: piscamentos repetidos, movimentos de balançar a cabeça, levantar os ombros, franzir a testa, fazer caretas, soprar, tossir, espirrar, pigarrear, bater, repetir a mesma palavra, várias vezes etc. Na maioria dos casos, a evolução é favorável e ocorre boa resposta com psicoeducação e terapia cognitivo comportamental.


Uma condição, que pode se manifestar com tiques persistentes, é a Síndrome de Tourette. Os critérios estabelecidos para essa condição são: iniciar antes dos 21 anos, apresentar múltiplos tiques motores, um ou mais tiques vocais e persistir com esses tiques por pelo menos um ano. Para o tratamento, podem ser necessários fármacos específicos ou, até mesmo, procedimentos cirúrgicos.


O assunto foi retratado no filme“ O primeiro da classe/Front of class. O filme é baseado em fatos reais e fala da vida de um professor com Síndrome de Tourette, sua dificuldade em ser aceito na sociedade, os preconceitos sofridos e o seu sonho de ensinar e poder exercer, com dignidade, a sua profissão.


Se você tem tiques e precisa da avaliação de um especialista, o IONS disponibiliza neurologistas e psicólogos habilitados no manejo dos distúrbios de movimento. Marque conosco a sua avaliação.


Agende sua Consulta!



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page